Metodologia Montessori

Entenda como funciona a metodologia Montessori aplicada.

WhatsApp Image 2022-02-01 at 11.09.45.jpeg

Método Montessori

 A metodologia Montessoriana foi criada pela renomada pedagoga Italiana, Maria Montessori. Dentre os princípios básicos, defendidos pela educadora, estão o respeito às diferenças individuais de cada aluno e a possibilidade da criança escolher suas atividades. Dessa forma, os pequenos criam, naturalmente, uma consciência sobre si mesmos e sobre sua própria educação.

​O Método Montessoriano  visa a evolução da criança em um aprendizado diligente, no qual cada aluno assume sua obrigação de responder pelos próprios atos no processo pedagógico. O saber não é infligido compulsoriamente ao aprendiz, mas sim construído por ele com o apoio de livros e objetos didáticos, singelos e sedutores, que incitam os aspectos sensórios, motores, racionais e intelectuais do estudante

Diferenciais do Método 

  • Liberdade para o aluno escolher entre as atividades propostas;

  • Ambiente Preparado - mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança;.

  • A ênfase é no desenvolvimento cognitivo e social;

  • Motivação própria e processo de aprendizagem centrado na criança;

  • O método cria um ambiente para incentivar a auto-disciplina;

  • O conhecimento é adquirido através de materiais concretos, cientificamente desenhados para acrescentar o pensamento conceitual e levar a abstração.

WhatsApp Image 2021-10-27 at 15.59_edited.jpg

Materiais sensoriais 

A educação montessoriana faz uso de uma série de materiais sensoriais, que estimulam e cativam o interesse das crianças em cada atividade.
O principal objetivo do uso desses materiais é conduzir a criança a uma aprendizagem mais natural, com a exploração das texturas, formas e cores do mundo que ela pode perceber no seu dia a dia.

A Drª Maria Montessori reconheceu que a mente da criança precisa de preparação e treinamento específico, e que este é o primeiro passo para ajudar a criança a conseguir se concentrar e focar em uma atividade de forma contínua e sustentável.

Lógica Matemática 

O ensino da matemática é um dos estímulos mais importantes da primeira infância, dos 3 aos 6 anos. Isso se dá porque as crianças nessa fase têm enorme fascínio por padrões, sequências e atividades repetitivas, sendo possível usar esses estímulos para incentivar o raciocínio lógico-matemático.

Nosso programa de matemática funciona como uma apresentação do mundo dos números, por meio de atividades agradáveis e projetadas para uma aprendizagem gradual. Ao começar cedo com esse ensino, podemos observar os interesses naturais da criança e introduzir a matemática de forma simplificada e concreta.

No ensino tradicional, essas noções costumam ser tratadas de maneira abstrata, o que provoca dificuldade e entraves ao aprendizado das noções básicas. Utilizando objetos concretos e manipuláveis, desmistificamos a matemática e facilitamos a compreensão de cada operação fundamental.